terça-feira, 13 de outubro de 2020
O MUNDO DE SOFIA
Ontem acabei de ler o livro O MUNDO DE SOFIA. Talvez não tenha sido o melhor livro que eu já li, mas certamente foi um dos mais importantes. Leitura para o público juvenil, mas que fez todo sentido a este quarentão aqui. A história e o enredo são muito bem tramados, mas o pano de fundo é o grande ponto desse livro espetacular: a história da filosofia.
Dos gregos antigos até a filosofia moderna, o autor apresenta as principais linhas do pensamento filosófico ocidental de maneira clara, tornando a compreensão mais fácil até para um ser humano como eu: ridículo, limitado e que usa 10% da cabeça animal.
Apesar o texto fácil e envolvente, a leitura torna-se um pouco mais densa em alguns pontos (Kant, Aristóteles e alguns outros filósofos não são necessáriamente fáceis de entender) e as 550 páginas do livro são um outro desafio. Demorei quase 2 anos para terminar, mas valeu cada linha. Foram períodos longos longe do livro, mas nunca mentalmente desconectado dele.
A trama sutilmente resgata um importante ponto de discussão da história da filosofia: a conexão entre Hilde e Sofia remonta a discussão da linha dividida de Platão e a contraposição de Aristóteles, não muito satisfeito com essas transcendência.
Enfim, ainda estou intrigado com tanta informação apreendida. Obviamente me sinto muito mais capaz de entender algumas questões fundamentais questões que permeiam nossas vidas. Porém, parafraseando Sócrates, reconheço toda minha ignorância e digo: SÓ SEI QUE NADA SEI.
Assinar:
Comentários (Atom)